Nuvem: Tente ver mais adiante!

O assunto "Nuvem" ou "Cloud" já foi deveras abordado pelos mais diferentes provedores de tecnologia e, claro, por aqueles que vendem esse tipo de serviço. A questão é que esse assunto se tornou muito abrangente e com uma infinidade de subitens a serem entendidos antes que você possa fazer uma escolha acertada.


Para não "chover no molhado" gostaria de falar sobre a etapa que antecede todos esses subitens tecnológicos e falar um pouco sobre um ponto fundamental nessa escolha: Por que ir para a Nuvem? O que, de fato, faz ela ser algo interessante para uma empresa?


Para responder essa pergunta vamos sacar do título do nosso texto: "Tente ver mais adiante!". Isso mesmo, adiante! Mas para ver adiante é interessante (e até recomendável) que você também olhe para trás. No final dos anos 90, início dos anos 2000, você imaginou que um dia seu Datacenter seria virtualizado? (se você nem trabalhava nessa época faça uma pesquisa de campo com os mais velhos)


Naquela época você pensava que sua solução antimalware (ainda chamada de antivírus) precisaria ser tão sofisticada como são hoje em dia? Lembra que bastava estar com a "vacina atualizada" e pronto, missão cumprida?!


Pense na evolução (velocidade) dos links de conexão à Internet. Minha nossa, trabalhávamos nas empresas com links de 512kbps e era uma maravilha, lembra-se? (nesse momento estou rindo mas com a mão no coração ;-))


Poderia dar muitos outros exemplos, mas acho que já "pegou a visão", certo? Aquilo que antes parecia mais uma besteira tecnológica para arrancar seu "rico dinheirinho" (como diria o Tio Patinhas) acabou tornando-se essencial à vida e sobrevivência das empresas e é impossível pensar em novos projetos sem incluí-las, até de forma automática. Pois bem, com a Nuvem é a mesma coisa.


Se você ainda não considera que ela seja algo que cedo ou tarde vai ser indispensável à sua empresa, seja devido a uma necessidade de negócio a ser suprida, seja devido ao próprio avanço tecnológico que vai te empurrar para esse caminho, devo dizer que é hora de tentar enxergar adiante! É momento de parar e refletir sobre os últimos 20 anos (já está bom) do mercado de TI e entender que ou você faz poeira, ou você come poeira.


É compreensível para muitos casos deixar que a adoção seja feita depois que os mais "afoitos" já aderiram à uma determinada solução tecnológica e você já consiga medir com mais clareza os pró e contras dela, porém, em se tratando de Nuvem, isso já está mais do que consolidado. Já existem informações suficientes, em ambientes diversos, para tomar uma decisão acerca do ingresso nesse novo modelo ou não.


------------

É momento de parar e refletir sobre os últimos 20 anos (já está bom) do mercado de TI e entender que ou você faz poeira, ou você come poeira

------------


Porém, quando digo "Tente ver mais adiante", estou na verdade falando sobre o atual modelo de negócio da sua empresa e a forma como ele vai se modificar nos próximos anos. Desse modo você já tem o ponto de partida para refletir em como isso vai impactar nas aplicações, ou na infraestrutura base de servidores atual e sem dúvida chegará a conclusão que em muitos casos a Nuvem é a resposta mais ajustada para tal.


A capacidade de escalabilidade (crescer rápido) e elasticidade (voltar ao tamanho que era ou mesmo menor) é - ou será - item de primeira necessidade em orçamentos de TI no futuro. O lance de comprar aquele trio de mega-servidores + um baita storage + softwares de virtualização a cada 2 ou 3 anos não será suficiente em boa parte das empresas no futuro, pois a maneira como vão ter que responder a diferentes demandas (principalmente com a Transformação Digital acontecendo tão rápido), um novo projeto de Datacenter será algo difícil de se justificar quando inserido em uma planilha de ROI para a maioria das Diretorias.


Aquela célebre frase "Pense grande, comece pequeno" pode muito bem ser aplicada no contexto da Nuvem. Não precisa investir logo em todo um Datacenter rodando 100% em uma Cloud qualquer, você pode começar por serviços essenciais, como Correio, Banco de Dados, Plataformas de Monitoramento, etc, e depois ir crescendo isso ao longo do tempo e sempre na medida que o investimento valha a pena. É provável que para a maioria não seja possível levar todo o Datacenter para a Nuvem, mas creio que alguns serviços serão tão comuns na Cloud que, de fato, tê-los "dentro de casa" será extremamente desvantajoso.


-----------

Não precisa investir logo em todo um Datacenter rodando 100% em uma Cloud qualquer, você pode começar por serviços essenciais

-----------


E se me permite um último comentário: Cuidado com a "Shadow IT"! Se não conhece esse termo, explico rapidamente: Shadow IT é quando outros departamentos (que não a TI) compram infraestrutura em Nuvem para poderem "agilizarem seu lado". Por exemplo: Aquela megacampanha de marketing que precisa ser liberada em 20 dias e que eles (departamento de Marketing) sabem que a TI vai enrolar pois precisam comprar servidores, fazer implantação, customização de ambiente etc e tal, enfim, ela não pode ser atrasada por "esses detalhes técnicos". Resultado: O Diretor de Marketing, que tem um cartão de crédito corporativo, vai lá na AZURE ou na AWS e compra um serviço de entrega de mensagens + portal de gerenciamento e lança a sua campanha por conta, sem que a TI sequer fique sabendo. O problema (bom, você já sacou qual é o problema, certo?) ... temos um pedaço da TI que não É DA TI! O que apresentei aqui foi só um exemplo, mas pode acontecer com diversos outros departamentos em inúmeras situações. Casos como esse se tornaram comum nos últimos anos e o agente causador é justamente a morosidade de resposta do próprio departamento de tecnologia das empresas em responder às demandas urgentes do Core Business. Não digo que a ação em si esteja certa, porém, como dizem: Business é Business!


Espero que tenha conseguido abordar, ainda que de forma inicial, o ponto principal e que tenha conseguido dar aquele "start" nos que leram esse artigo mas ainda pensavam em Nuvem como "algo pro futuro". Não é! É para agora!


Se quiserem mais informações entrem em contato conosco!


André Torrieri

CEO & Founder na Cymeon Techonology

Posts Em Destaque
Posts Recentes